Beth & Heinz Klein

(Moto)viagens

Diário de bordo -  Américas 2011: México (II)

Próxima página
Página anterior
Próxima página
Página anterior
22/06/2011 - Quarta-feira: Oaxtepec - Cidade do México

Já que não conseguíramos no dia anterior, nesse dia completamos a viagem até a capital federal. Era uma jornada curta, de uns oitenta quilômetros, mas optamos por fazê-la pela estrada libre, o que teve duas consequências: o progresso lento de sempre dessas estradas e a entrada no Distrito Federal por subúrbios completamente desconhecidos. Depois de muito perguntar achamos o caminho, mas naquela cidade imensa qualquer coisa é longe e no total acabamos levando quase quatro horas de Oaxtepec ao hotel.

Estávamos precisando de uma parada mais radical, e começamos isso não saindo do hotel nesse dia - ficamos descansando e mexendo no site; graças a isso é que conseguimos atualizá-lo mais.


23/06/2011 - Quinta-feira: Cidade do México

Aproveitamos o feriado para visitar as ruínas de Teotihuacán, que como ficamos sabendo não são ruínas aztecas: os espanhóis arrasaram tudo que os aztecas construíram nos seus poucos anos não-nômades, e felizmente não descobriram o que havia por baixo das edificações aztecas - poderiam ter destruído essas também.

Pegamos uma empresa para fazer a visita, já que as ruínas ficam a uma hora do DF, quando o trânsito está bom, algo muito incomum...

Essa visita foi interessante, pois paramos antes no Templo de N.ª S.ª de Guadalupe - onde presenciamos a idolatria do povo mexicano, pois muitas crianças estavam caracterizadas com roupas usadas pelo povo mexicano do campo, quando houve a aparção dessa santa. Aliás, Nª S.ª de Guadalupe é a grande padroeira dos mexicanos - é ela que é invocada por qualquer mexicano, ao invés de Jesus ou outros santos.

Há duas igrejas no local, a velha e a nova, e só visitamos a nova. É uma construção ultra-moderna, e comporta dez mil pessoas! E o interessante é que não se percebe essa dimensão e capacidade, é uma construção muito interessante e bonita.

Dali fomos a um local que fabrica artesanato, onde aprendemos as propriedades de alguns cactos, vimos o cão ancestral dos mexicanos e como são feitos vários artesanatos de minérios próprios da região e de barro, fibra, etc..

Finalmente fomos às pirâmides de Teotihuacán, que por sinal são chamadas de "base piramidal", já que não apresentam a ponta característica das pirâmides, como a dos egípcios. Muito impressionantes pelo tamanho, mas como não há informação alguma desse povo, fica um passeio meio que solto.

Uma característica do local é que como os vendedores de artesanato ficam dentro do parque o espírito comercial dos mesmos chega a incomodar, pois ao dizer não a um deles, outro já aparece, e às vezes, até com a mercadoria semelhante... eles nem escutam o que o colega falou e muito menos que resposta foi dada. E nem tente perguntar do que é feito, quanto custa, pois eles pensam que você vai comprar alguma coisa e aí juntam uns quatro para tentar te convencer, e não largam mais.

E na volta, como havíamos falado que o trânsito por lá é meio caótico, fomos presenteados com esse caos ainda maior devido às chuvas torrenciais que caíram enquanto estávamos nas ruínas: havia ruas cheias de água em vários pontos da cidades e o motorista ainda desviou para tentar se livrar delas, mas nem sempre dava certo: foram mais de duas horas para se chegar ao hotel: coisa de cidade grande. Nos sentimos em casa...rsrsrs


24/06/2011 - Sexta-feira: Cidade do México

Esse dia foi de passeio pela cidade. O centro da cidade do México oferece muito para se perambular e ver, principalmente na área de igrejas: a quantidade e a qualidade arquitetônica e de decoração das igrejas mexicanas é impressionante. A catedral então é incrível!

E o mais interessante é a razão pela qual há relativamente poucas ruínas de aztecas e civilizações anteriores: a cidade do México é construída em cima delas! Bem ao lado da Catedral há uma templo (Templo Maior) cuja escavação não pode progredir porque o resto está sob prédios historicamente tão ou mais importantes que as ruínas.
Não estávamos muito a fim de museus nesses dias, mas essa é outra área em que a cidade do México oferece muita coisa. Achamos muito interessante um sistema de informação turístico-histórica que foi implantado em 2010 para comemorar o segundo centenário da independência: em todos os logradouros históricos há uma plaquinha informando para onde enviar um SMS com um código específico que retorna informação sobre aquele local.

Gastamos quase o dia inteiro passeando pelo centro e à noite fomos jantar com Axel Patterson, presidente do BMW Clube do México, que havia nos orientado sobre o roteiro no país e foi extremamente gentil em diversos sentidos. Graças a ele completamos nossa viagem no México com um mapa: ele nos presenteou com um mapa usado mas em perfeito estado. Foi o primeiro mapa realmente bom que tivemos até agora.
25/06/2011 - Sábado: Cidade do México - Morelia

Foi muito bom ter dois dias para descansar, mas chegou a hora de prosseguir viagem. A saída da cidade do México foi muito fácil, pois foi só pegar o Paseo de la Reforma e seguir por ele até encontrar as placas indicativas da estrada para Morelia.
Além disso esse caminho de saída nos deu oportunidade de ver uma coisa simplesmente maravilhosa: o próprio Paseo de la Reforma. É uma avenida larga, com uma pista central e pistas laterais (locais) separadas por canteiros muito arborizados. A cada meio quilômetro, aproximadamente, há uma praça com uma escultura, fonte ou similar. Além disso nos canteiros de separação das pistas há uma fileira de estátuas de personagens da história mexicana. É uma verdadeira obra de arte urbana, que provoca arrepios de emoção pela sua beleza e uma enorme tristeza quando se pensa que no Brasil não somos capazes de fazer alguma coisa parecida.
E isso vale também para as edificações históricas que vimos no dia anterior: a quantidade e beleza desses prédios na cidade do México é incrível. Só depois descobrimos que a cidade do México é conhecida como Ciudad de los Palacios.
Estávamos cansados das estradas lentas e optamos pela autopista de cuota, que nos levou de forma rápida e ultra-confortável até Morelia. Foi bom porque chegamos a Morelia antes das 14h00, o que deu tempo de visitar e curtir um pouco da cidade. E ela vale a pena! Dos três centros históricos que visitamos no México (San Cristobal de las Letras, Oaxaca e Morelia) a última foi a que mais nos agradou. As construções históricas e restaurantes se concentram ao longo da avenida principal, que é por onde se entra na cidade, mas além disso um lugar muito legal para se curtir é a Calzada del Obispo, uma alameda para pedestres ladeada de bonitas árvores e casas.
E também curtimos muito o restaurante Café Europa - excelente almoço e mais tarde um bolo com café também muito bons.


26/06/2011 - Domingo: Morelia - Mazatlán

Já antes de sair de Morelia havíamos decidido abreviar o roteiro sugerido pelo Axel, que incluia uma parada em Puerto Vallarta, uma praia na costa do Pacífico. Nós desistimos de fazer essa parada e optamos por seguir para Mazatlán, de onde parte o navio com destino a La Paz, na Baja California Sur. Esse roteiro também foi sugestão do Axel, com o argumento de que, além de bonito, é a forma mais segura de sair do México, evitando as áreas dominadas pelo narcotráfico.

Saímos de Morelia um pouco mais cedo que o normal mas sem nenhuma pressa maior. Novamente pegamos a estrada pedagiada para que a viagem rendesse, e chegando perto de Tepic resolvemos discutir como prosseguir: se parássemos em Tepic, no dia seguinte chegaríamos a Mazatlán na hora do almoço. Tínhamos quase certeza que o navio de segunda-feira estava lotado, e seria difícil seguir o plano alternativo (já contaremos como é) chegando a essa hora em Mazatlán. Fizemos umas contas e decidimos seguir direto: seria uma jornada bem longa, mas ganharíamos um dia de viagem.

Lá fomos nós, sempre por estrada pedagiada. E o "tempo é dinheiro" foi levado às últimas consequencias: gastamos US$ 102 de pedágio! Como estamos gastando em média US$ 50,00 para cada pernoite de hotel, daria para dormir dois dias (ou pelo menos dormir e comer muito bem um dia) se tivéssemos optado pela estrada libre.

Chegamos bem a Mazatlán (770 quilômetros) mas muito cansados. Só deu para comer alguma coisa e desabar na cama.


27/06/2011 - Segunda-feira: Mazatlán - Topolobampo

Acordamos sem pressa e depois do café da manhã fomos até o escritório da Bajaferries comprar passagem para La Paz. Como imaginávamos, o navio de segunda-feira estava lotado. As alternativas eram: esperar em Mazatlán até quarta-feira (não há navio na terça) ou ir até Topolobampo, de onde sai navio quase todo dia para La Paz. Optamos por essa alternativa, porque não queríamos perder mais tempo. Esperar em Mazatlán não teria sido tão problemático: é uma cidade agradável, com um belo malecón (avenida da praia ou costeira) e praias razoáveis - nada de espetacular mas aproveitáveis.

Enfim, compramos as passagens e tocamos para Topolobampo. Novamente viagem tranquila por rodovia pedagiada. Só foi curioso que os últimos pedágios eram muito mais baratos que os demais. Pouco depois de passar o último ficou clara a razão: a estrada piorou bastante, ficando quase igual às libres. Bem, pelo menos eles reconheceram que não era justo cobrar o mesmo que nas outras.

Chegamos a Topolobampo lá pelas 16h00, com tempo de sobra para o embarque. Fomos até o terminal de embarque 'reconhecer o terreno' e voltamos para a cidade para procurar lugar para almoçar. Um motorista de taxi sugeriu que fossemos até uma praia chamada El Maviri. Ela fica a uns dez quilômetros da cidade e é um lugar muito gostoso. Meio sem rumo acabamos escolhendo um restaurante que nos serviu comida muito gostosa e de onde ficávamos apreciando o (pouquíssimo) movimento da praia.

Embaçamos o almoço até a hora que começaram a recolher as mesas e cadeiras - esses restaurantes só abrem durante o dia - porque afinal o navio só sairia às 23h00, e não havia nada para fazer até lá. Nem embarcar antes e ficar esperando é possível: ele chega às 21h00.

Voltamos para o porto e ficamos na sala de espera matando o tempo até o embarque. O navio chegou atrasado, e a descarga é um processo impressionante: grande parte dos caminhões transportados só enviam o baú, o cavalo mecânico não acompanha. Então a Bajaferries tem uma espécie de 'rebocador de caminhões' para tirar os baús de dentro do navio. Esses cavalos mecânicos são basicamente motores potentes em cima de rodas. Os motoristas manobram os baús para fora e para dentro do navio como se fossem brinquedos - dá medo ver a velocidade com que andam por ali.
Finalmente embarcamos, e ganhamos um deck inteirinho só para a moto, não sabemos exatamente por quê. O navio é muito confortável para uma viagem de seis horas. É claro que não é um navio de cruzeiro, mas para o pouco tempo de permanência é altamente satisfatório.

A passagem inclui um jantar de cortesia mas nem fomos atrás disso: havíamos almoçado tarde e a prioridade era cair na cama o mais depressa possível para estarmos preparados para os 400 km. do dia seguinte.
28/06/2011 - Terça-feira: La Paz - Loreto

Chegando a La Paz, depois da travessia muito confortável e tranquila do Golfo da Califórnia, tivemos primeiro que passar por uma inspeção do exército. Essa inspeção era separada para veículos e seus condutores e para os passageiros. Beth foi para a fila de 'pedestres' e eu fui para a fila dos veículos.

Quando chegou minha vez vi um soldado caminhando ao lado da moto com um aparelho que já havia visto antes: é uma peça de plástico ou metal que lembra uma coronha de arma e a noventa graus uma vareta metálica que lembra uma antena de automóvel - faz pensar naquelas forquilhas de procurar água... Perguntei a ele o que era e ele disse que era um detector de drogas - eu já desconfiava.

O que eu não desconfiava é que eu seria 'selecionado' pelo aparelho: o soldado passou de um lado da moto, voltou pelo outro, passou de novo, pela frente, por trás e me mandou para outro posto de inspeção. Chegando lá me perguntaram se eu era usuário de drogas. Respondi que não, mas que estávamos levando uma pequena farmácia e suprimento de medicamentos de uso diário para cobrir a duração estimada da viagem - dez meses.

Tive que abrir o baú e tirar todos os recipientes contendo medicamentos para inspeção, e enquanto um soldado revistava isso fiquei discutindo futebol com o outro - no fundo foi tranquilo, eles cumprindo seu papel e eu o meu. Afinal, só se houvesse má fé da parte deles poderia haver problemas, e nem ali nem em nenhuma outra ocasião vimos qualquer demonstração de soldados que extrapolasse seu papel de agentes de segurança.

Bem, tudo novamente guardado voltei para o terminal do navio para pegar a Beth e tocamos em frente. Confirmando o plano original, decidimos ir direto para a cidade de Loretto, também no golfo. Essa viagem é um pouco chata porque atravessa-se a península quase até o Oceano Pacífico para depois voltar para a costa do golfo.

A estrada começou bem, pista dupla, bom asfalto. Mas depois a pista dupla se tornou pista simples e naquele mesmo esquema de sempre: sem acostamento, sobe serra, desce serra, entre em vale, alguns caminhões e conforme subíamos esquentava mais. Essa viagem é um pouco chata porque a pista sai do leste da Baja Califórnia, indo em direção oeste, quase até o Oceano Pacífico (chega a uns 30km de distância), para depois voltar novamente por 122 km em direção ao Golfo da Califórnia.

Todo o percurso feito na Baja Califórnia foi em ziguezague: ora em direção ao Pacífico, quando a temperatura ficava bem fria, ora em direção ao Golfo da Califórnia, quando a temperatura subia. Mas ao chegar em Loretto vimos que compensou esse vai-e-vem, pois a cidade é muito agradável, tranquila, porém muito quente e úmida durante o dia. O calor era tanto que depois de almoçar - num restaurante sem ar condicionado - nos escondemos no quarto do hotel e ficamos lá até quase 19h00! Só então saímos para passear um pouco, e mesmo assim ainda estava bem quente.

Foi o nosso primeiro dia em Baja Califórnia e ficamos impressionados com a presença de desertos áridos de montanhas e serras e com vegetação rasteira e muitos cactos, mas muitos cactos mesmo, de vários tamanhos e formas diferentes.

É uma variedade muito grande e interessante de vegetação, mas muito cansativo devido ao clima quente, pelas estradas em construção, tendo-se muitas vezes que esperar que a pista abra para a nossa mão, ou circular por pista com pedras, areia ou asfalto todo esburacado. Mas, depois que passa tudo esse lado é quase esquecido, e fica a lembrança da beleza e diversidade que se encontra.

Interessante, também, é ver aquelas casas, às vezes só uma, no meio daquele deserto, que estão lá e servem de lanchonete para os viajantes. Algumas até têm alguns poucos quartinhos para alugar. Parece mesmo aqueles filmes que passam, ou passavam, sobre histórias no deserto.
Não há muito mais estradas asfaltadas além daquelas em que trafegamos, todas as outras são de terra, indo para algum povoado a alguns quilômetros de distância: chegamos a ver uma indicação de 60 km.


29/06/2011 - Quarta-feira: Loreto - Guerrero Negro

Logo depois do café da manhã partimos para mais um trecho dessa parte mais apressada da viagem. A viagem de Loretto até Santa Rosalia é muito linda, apesar do calor insuportável. Mas são tantas prainhas lindas, tantas enseadas, tanto mar com águas cristalinas, que só seria melhor se tivéssemos mergulhado com toda essa roupa de cordura naquelas águas para nos refrescarmos.

A estrada vai margeando o litoral do Golfo da Califórnia até Santa Rosalia e depois vai para oeste e aí a situação muda, pois é mais serras e inicialmente vai esquentando até não se acreditar que possa esquentar mais do que já está. Porém, na altura do deserto de Vizcaino começa a esfriar e não dá para acreditar que você esteja passando por um deserto durante o dia.

Para se ter uma idéia, saímos de Loreto com a temperatura em torno dos 30 graus, ela subiu até 40 graus (tudo isso temperatura na sombra) no alto da serra e quando chegamos a Guerrero Negro a temperatura era de 20 graus com um vento muito desagradável que empurra a moto para os lados.

As atracões de Guerreiro Negro são ver baleias, mas só em fevereiro, salinas e passeios a ilhas. Não fizemos nenhum deles, pois esse verão mexicano, ou melhor do Pacífico, acima do trópico de Câncer, é muito estranho: ou o calor é insuportável ou a temperatura aliada ao vento chega a uma sensação térmica de uns quinze graus: isso não é temperatura para se passear em praias ou no mar!


30/06/2011 - Quinta-feira: Guerrero Negro - Santa Maria

Saímos da costa do Pacífico com destino a outra cidade também na costa do Pacífico, mas para chegar lá a estrada vai até o meio da península subindo novamente as montanhas. A viagem não foi muito diferente dos dias anteriores, com uma característica que já havíamos percebido mas que ficou mais clara nesse dia: ao contrário do que estamos acostumados, nessa região a temperatura sobe ao invés de baixar quando se sobe às montanhas. É uma coisa de louco: você sai de temperaturas abaixo de vinte graus na costa, sobe a algumas centenas de metros nas montanhas e a temperatura vai parar nos 40 graus! Daí, se você for para o lado do Golfo da Califórnia a temperatura fica na casa dos 30 graus ou mais, se for para o lado do Pacífico ela volta a despencar abaixo de vinte graus.

Aliás já lá em Mazatlán passamos por uma situação inusitada: iniciamos a viagem e de repente comentamos que até que naquele dia a temperatura estava agradável. Olhei o termômetro e ele mostrava 29 graus! E nós estávamos achando isso fresco! Quem diria...

Quando descemos das montanhas em direção a Santa Maria, nosso destino nesse dia, surgiu uma zona agrícola enorme, com muitas fazendas,  com plantações diversas, tudo mantido com irrigação artificial. Um verdadeiro oásis naquele deserto.

Ficamos num hotel muito bom e no jantar recebemos como brinde um prato de entrada feito com um tomate, cujas fatias são do tamanho de uma grapefruit, produzido lá mesmo, pelo Rancho Los Pinos, cujos donos também são donos do hotel. Esse rancho é praticamente dono de Santa Maria e estende sua produção também para o Estado da Califórnia nos EUA garantindo emprego para muitos.

O hotel é à beira mar, muito bom mas tínhamos aquele ventinho irritantemente frio, encanado, típico do Pacífico norte, para alegrar o verão na Baja Califórnia. Havia uma família como hóspedes, com vários parentes, que foi à praia com cadeiras de praia, chapéu de sol e ao tentar abrir o guarda sol, com aquele ventinho, mesmo com a ajuda de mais três não conseguiu. Ainda pensamos: nunca devem ter ido a qualquer praia no Pacífico...


01/07/2011 - Sexta-feira: Santa Maria - San Diego

Viagem muito bonita, pois as cidades já vão se americanizando, apresentam mais opulência e riqueza. Muitos condomínios, muitas marinas… coisa de cinema!
Mas o mais bonito mesmo  é a beleza do litoral, pelo relevo! Mas apesar da proximidade da costa, foi uma viagem com o clima muito quente - estranho, foi a única vez até agora que rodamos perto da costa com pouco vento frio. O trecho mais bonito é a costa entre Ensenada e Tijuana!

Chegar em Tijuana é uma loucura, pois a cidade é grande, com muito trânsito para tudo quanto é lado e principalmente para os Estados Unidos - já havíamos esquecido como é uma cidade grande; a última havia sido a cidade do México. Logicamente precisamos perguntar onde era a fronteira e fomos para lá. E isso se tornou uma grande história.
Para começar, quem disse que é difícil entrar nos EUA? Nós entramos só mostrando nossos passaportes e nada mais - sem carimbo, sem formulário,... Começando um pouco antes: a fronteira de Tijuana com San Diego é uma coisa de louco: há pelo menos três ruas/avenidas, com pelo menos três faixas cada, que levam a ela, e os carros formam filas quilométricas (não é exagero) e vão convergindo para a estação de controle dos EUA. Ficamos apavorados com a idéia de passar provavelmente mais de hora nessa fila, mas dessa parte fomos salvos por um mexicano que trabalha numa revendedora Honda de Tijuana (portanto motociclista): perguntamos se estávamos no lugar certo e ele disse que sim, mas que poderíamos ir cortando entre os carros e inclusive saltando de uma faixa para outra até chegar ao posto de controle. Acrescentou que isso era prática comum.

Fomos avançando desse jeito, meio ressabiados e limitados pela largura da moto com as malas, mas logo vimos que realmente era isso que todos os motociclistas faziam. O posto de fronteira propriamente dito é uma construção que quando nos aproximamos lembra um pedágio: umas quinze guaritas com um oficial de imigração dos EUA em cada uma. Por algum acordo entre EUA e México, não há absolutamente nenhum controle mexicano na passagem do México para os EUA.

Quando chegou nossa vez a Beth entregou nossos passaportes ao oficial, ele os olhou, olhou a placa da moto, perguntou de onde era aquela placa e se havíamos comprado algo no México e disse que podíamos seguir. Fomos em frente, pensando que aquilo havia sido algum tipo de verificação preliminar e que agora passaríamos pela imigração e aduana propriamente ditas. Andamos uns cem metros e de repente aparece uma daquelas placas verdes típicas de estradas americanas, apontando San Ysidro Blvd. para a direita e rodovia I5 para a esquerda.

Paramos a moto ali mesmo, e ficamos totalmente perdidos: aquela sinalização só podia significar que já estávamos dentro dos EUA! E não tínhamos nenhum carimbo nos passaportes ou qualquer registro de que entráramos no país. Estávamos numa curva perigosa, demos um jeito de levar a moto para o outro lado da rua, atravessando as cinco faixas de rolamento, e pará-la em local proibido, atravessada quase no sentido contrário do fluxo de tráfego e com o pisca-alerta ligado. Estávamos confabulando para ver o que fazer quando a Beth percebeu que havia um policial atrás de uma cerca nos observando - claro, nossa atitude era mais que estranha (evitando dizer logo suspeita) e aquela moto parada totalmente errado completava a cena.

Atravessei a rua e comecei a explicar a situação para ele, começando por perguntar se estávamos nos EUA. O "sim" de resposta foi cheio de estranheza: afinal como é que não tínhamos certeza disso! Estava difícil fazê-lo entender qual era nosso problema - provavelmente ele estava vendo algo inédito - pelo menos para ele. No fim ele disse que esperássemos junto à moto que ele viria até nós. Realmente veio, com viatura oficial e acompanhado do seu parceiro.

Mostramos nossos passaportes, explicamos que tínhamos experiência de entrada nos EUA e sabíamos que não era assim sem mais nem menos que se fazia isso e queríamos corrigir o erro antes de termos problemas muito maiores. Eles entenderam o que se passava, conversaram entre si e por rádio com alguém 'de dentro' e no fim pararam o trânsito de saída do posto de fronteira para que pudéssemos retornar na contra-mão e entrar por um portão que foi aberto para nós e dessa forma chegar à área onde deveríamos ter estado desde o começo.

Essa área é um recinto da aduana para onde são enviados carros que o oficial lá no 'pedágio' considera que devem ser revistados em mais detalhe e, compreendemos agora, viajantes como nós, que precisam receber o visto de permanência nos EUA como turistas. Resumindo, o oficial que nos deixou passar pisou solenemente no tomate, e pelo menos duas vezes o pessoal nos perguntou se não lembrávamos por qual estação passáramos - eles deviam estar doidos para identificar o oficial, que certamente teria sérios aborrecimentos por ter nos deixado passar daquele jeito.

Bem, levou algum tempo mas finalmente tivemos nossos passaportes devidamente carimbados e nossa entrada registrada no sistema de imigração dos EUA. Curiosamente - e perguntamos a umas três pessoas para ter certeza - a moto não tem nenhuma importância. Não é necessário fazer importação temporária nem nenhum outro tipo de documento. Agora estávamos prontos para entrar formalmente nos EUA, mas não podíamos sair daquele recinto da aduana: quem entra ali recebe do oficial do 'pedágio' um papel laranja que é carimbado pelos oficiais da aduana e tem que ser apresentado a um controle na saída do recinto. E, claro, nós não tínhamos o tal papel laranja. Eles levaram mais tempo para produzir o tal papelucho que para todo o resto do procedimento, mas finalmente também isso foi resolvido e pudemos sair para os EUA.

Já tínhamos uma idéia de onde procurar hotel e tratamos de fazer isso antes que escurecesse completamente. No fim acabamos ficando em outra área que vimos da estrada mas que foi tranquila também. Acabou? Naninaninão!!! Quem leu a descrição de nossa entrada no México vai lembrar que deixamos US$ 400,00 de depósito para importação temporária da moto. E agora estávamos nos EUA sem ter realmente saído do México: tínhamos que voltar lá para 'sair'. Mas calma, isso é para outro dia.

Ah, e começamos bem nossa alimentação norte-americana: fomos a uma pizzaria de verdade (proprietários ítalo-americanos) mas que, claro, fazia uma pizza americanizada. Mas estava boa, e foi devorada depois do dia agitado.
Diários de Bordo