Mercosul 2007/8

Planejamos, organizamos e iniciamos esta viagem com o objetivo de ir até Machu Picchu. Éramos duas motos (dois casais) e um carro (mais um casal).

A viagem seguiu seu rumo normal e esperado até Susques, quando nós decidimos voltar, por razões que não vamos detalhar aqui (dica: pensem muito bem antes de aceitar viajar com estranhos - já é suficientemente difícil quando são conhecidos).

Voltamos para San Salvador de Jujuy, procurando não parar em lugares onde paramos na ida, e aí confabulamos sobre o que fazer. Dinheiro e tempo estavam disponíveis para uma viagem de pelo menos mais duas semanas, então resolvemos fazer um passeio pelo Uruguai e ir decidindo as paradas conforme avançássemos.

Isso foi uma mudança significativa em relação à viagem de 2006 e mesmo a esta de 2008: quando em grupo procuramos ter um planejamento bastante rígido do roteiro e normalmente hotéis já reservados, pois não tem muita graça ficar fazendo "assembléia" a cada dois dias para decidir para onde ir, nem chegar à noite numa cidade desconhecida e ficar procurando três ou mais quartos de hotel.

Sozinhos viajamos de forma bem diferente: praticamente decidindo no café da manhã para onde ir (ou ficar mais um dia).

A coisa foi tão sem planejamento que quando chegamos a São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, nos deixamos convencer a fretar um taxi e fazer um bate-e-volta até as ruínas de San Ignacio Mini, na Argentina. E valeu a pena!

As próximas páginas mostram:

- O roteiro que percorremos;

- O mapa ilustrativo desse roteiro.