Essa viagem foi a menos planejada de todas, e por isso (ou não) a mais tranquila.
Um casal companheiro de motociclismo perguntou se nos interessaríamos em ir até o Atacama dentro de um período curto de tempo que eles tinham disponíveis. No início as datas não nos agradaram, porque gostamos de passar o Natal com os filhos. Mas no fim decidimos fazer a viagem.
O Atacama e tudo que há em volta para se ver é espetacular, e a época em que fomos se mostrou bastante tranquila: o agito começa pouco antes do fim do ano e aí o movimento aumenta muito.
O lado ruim dessa viagem foi a exiguidade de tempo, que nos levou a viajar de São Paulo até Salta em seis dias sem parar um dia sequer para descansar - mas a maioria dos trechos foram curtos. Em compensação, de Salta para a frente, tanto na ida como na volta, tivemos um ritmo bem tranquilo, que permitiu ver muita coisa.
Se estivéssemos sozinhos provavelmente teríamos parado em algum lugar por um dia, mas como já comentamos num texto anterior, seria basicamente para descanso: não há tanta coisa assim para se visitar antes de Salta. E o que há nós já conhecíamos: San Ignacio e Corrientes.
E pela mesma razão da falta de tempo fizemos o mesmo caminho na ida e na volta. Lamentável!!!
As próximas páginas mostram:
- O mapa ilustrativo desse roteiro.