Beth & Heinz Klein

(Moto)viagens

África 2016

O projeto dessa viagem começou conosco querendo ver boa parte do sul da África, visitando pelo menos uma parte dos países por ali. Queríamos também passear um pouco de moto se possível.

Ao pesquisar um pouco mais as opções, descobrimos algumas características desse continente:
  • Há diversos países em que as locadoras de automóveis não permitem a entrada de seus veículos.
  • Ligações áeras são relativamente precárias:voar de uma capital de um país menor para outro frequentemente significa voar até a África do Sul ou para a Etiópia e fazer conexão lá. Complica e encarece.
  • Queríamos evitar exatamente esse vai-e-volta, e gostaríamos de, partindo da África do Sul, 'subir' para o norte sem precisar retornar a pontos já visitados.

Foi quando descobrimos uma empresa de locação de motos e organizadora de tours (auto-guiados e guiados por eles) oferecendo um tour que vinha precisamente de encontro a nosso objetivo: partindo de Pretoria até a Tanzânia, quase na fronteira do Quênia (aos pés do monte Kilimanjaro). Sem retorno - levar as motos de volta é problema deles. Conversamos entre nós, com a empresa, estudamos as variáveis envolvidas e resolvermos mergulhar de cabeça.

Então a viagem foi montada em torno desse tour, e ficou assim:
  1. Quase exatamente trinta dias rodando e voando (descobrimos que as distâncias na África do Sul, apesar de menores que no Brasil, são bem grandes) pela África do Sul e Namíbia.
  2. A partir do dia 10/07 tour de moto, com duração de 23 dias.
  3. Visita à filha na Inglaterra, com paradas turísticas em Dubai e Lisboa.
  4. Visita ao filho na Alemanha.

A duração total será de três meses bem medidos: partida no dia 06/06 e chegada da volta no dia 07/09.

Como em viagens anteriores pela Europa, em função da compra bem antecipada das passagens aéreas para tentar obter bons preços, acabamos com um roteiro totalmente fechado por antecipação, inclusive com hotéis reservados. Alíás, como em alguns lugares na Namíbia só havia duas opções de hotel, e com preços bem diferentes, não dava mesmo para deixar para a última hora.

Portanto, já temos o roteiro devidamente documentado, e as outras informações serão criadas, sempre que possível, no decorrer da viagem:
  • Mapa (num formato novo que queremos ver como ficará).
  • Diário de bordo.
  • Fotos.
As viagens